quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

SSP, TJ e MP assinam termo de cooperação para viabilizar parceria com o projeto PMSC Mobile

Florianópolis (16.12.2015) - A Secretaria de Estado da Segurança Pública, Tribunal de Justiça e Procuradoria Geral de Justiça apresentaram nesta quarta-feira (16) o  programa de cooperação para enfrentamento adequado das demandas afetas aos Juizados Especiais, com apresentação do projeto PMSC Mobile. Na ocasião foi assinado um termo de cooperação entre as instituições com objetivo de viabilizar esta parceria.

O termo de cooperação permite que os Juizados Especiais de 13 comarcas do Estado realizem parceria com a SSP, por intermédio da Polícia Militar, para a aquisição de Kits Operacionais do PMSC Mobile, propiciando a expansão do projeto para as suas cidades.

As comarcas participantes são Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Joinville, Navegantes, Biguaçu, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz.

Os investimentos realizados em conjunto alcançam o montante de R$ 840.000,00, que serão utilizados para a compra de Kits contendo tablets, smartfones, impressoras térmicas portáteis e instalações veiculares.

O PMSC Mobile é um aplicativo desenvolvido para tablets e smartphones, cuja utilização pelos policiais melhora a gestão dos atendimentos e dos registros de ocorrências. O projeto foi desenvolvido mediante parceria entre Polícia Militar, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC.

A partir da utilização da ferramenta, os ganhos imediatos são os seguintes:


- São dispensados 11 formulários de papel;
- Um atendimento, que em média leva de 50 minutos a 1 hora e meia, passa a ser concluído em até 20 minutos;
- É suprimida a etapa de transferência dos dados de formulários em papel para sistemas de informática. Policiais militares antes designados para essa função são remanejados para outras atividades;
- O registro de ocorrências torna-se mais ágil e menos propenso a erros, em virtude do preenchimento automático de campos com informações exportadas dos sistemas de grande porte já com bases de dados consolidadas;
- A automatização do envio dos dados de atendimentos de ocorrências para os sistemas legados acelera a oferta das informações para os setores de inteligência e de análise criminal dos órgãos de segurança pública, Ministério Público e Poder Judiciário;

Destaque-se, ainda, que o projeto foi inteiramente desenvolvido pela própria corporação, que é possuidora do código fonte e direitos autorais. Assim, a expansão de seu uso depende tão somente da aquisição de kits de equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário