segunda-feira, 6 de abril de 2015

Polícia Militar lança projeto para otimizar atendimento de ocorrências com tecnologia embarcada

Florianópolis (06.04.2015) - A Polícia Militar de Santa Catarina lança nesta segunda feira, 6, o projeto PMSC Mobile que busca aperfeiçoar o policiamento motorizado, em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel e embarcada. Cada unidade será composta por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados ao veículo. As demais modalidades policiamento (a pé, montado, bike, etc.), também farão uso deste aplicativo em smartphones ou tablets e a mesma impressora térmica portátil. O lançamento acontece a partir das 15 no 12º Batalhão de Polícia Militar, em Balneário Camboriú - (Rua México,1191 - Bairro Nações/ BC) com a presença do Comandante geral da corporação, Coronel PM Paulo Henrique Henn e autoridades. 


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O programa PMSC Mobile vem sendo discutido desde 2007 quando das primeiras reuniões com a parte técnica da corporação. O PMSC Mobile decorre de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Companhia de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC.


O PMSC Mobile permitirá ao policial militar:
1.          Consultar pessoas veículos, utilizando a integração com o SISP Móvel, desenvolvido pelo CIASC, e com o SINESP Cidadão, da SENASP;
2.          Receber, no tablet ou smartphone, as ocorrências geradas pelo Sistema de Atendimento e Despacho de Emergências – SADE (telefone de emergência 190), com informações completas sobre o atendimento a ser realizado (tipo de ocorrência, nível de risco, detalhes do atendimento, etc.), incluindo a melhor rota para chegar ao local da ocorrência;
3.          Elaborar os Boletins de Ocorrência da PMSC (Termo Circunstanciado, Acidente de Trânsito, Comunicação de Ocorrência Policial, etc.), imprimindo os comprovantes e documentos necessários no local do atendimento;
4.          Coletar todas as informações sobre a ocorrência para subsidiar, posteriormente, o processo de análise criminal e o planejamento das ações de prevenção e repressão ao crime e à violência;
5.           Registrar providências administrativas de trânsito (Auto de Infração de Trânsito, Auto de Retirada de Veículo de Circulação, Auto de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, etc.);
6.          Visualizar no mapa as ocorrências em andamento na sua área de atuação, bem como o posicionamento das demais guarnições PM e das câmeras de videomonitoramento;
7.          Consultar o conteúdo integral dos procedimentos operacionais padrão da PMSC, em caso de dúvida sobre o desdobramento de algum atendimento;
8.           Registrar problemas de ordem pública constatados durante a atividade de policiamento, para posterior envio, por mensagem eletrônica, aos órgãos responsáveis (Prefeitura, CASAN, CELESC, etc.);
9.          Consultar um quadro de avisos com informações atuais sobre veículos furtados/roubados, pessoas desaparecidas, foragidos, pessoas suspeitas e principais ocorrências; e,
10.     Solicitar apoio de outras guarnições, em caso de agravamento da ocorrência ou risco para a guarnição ou terceiros, com o acionamento de um “botão de pânico” (P11) que informará a posição exata da guarnição à Central de Regional de Emergência.

Com exceção do recebimento de ocorrência, que funciona apenas online, todos os demais recursos permitem a utilização online e off-line

 
Atualmente, o registro de uma ocorrência exige do policial militar um esforço considerável para sua execução, pois demanda o registro de muitas informações (na sua maioria, disponíveis em sistemas) em diversos formulários de papel.  Além disso, este processo faz com que exista uma etapa adicional: a inserção dos dados coletados no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) e Sistema de Controle de Infrações de Trânsito (DETRANNET). Esta etapa adicional consome tempo, capital humano e atrasa a disponibilidade da informação para análise criminal.
 
 
Com o PMSC Mobile, as informações de onze formulários de papel estão sistematizadas agora em um aplicativo informatizado. Assim, o registro de ocorrências torna-se mais ágil e menos propenso a erros, e a etapa de inserção dos dados registrados nestes formulários será suprimida, liberando o efetivo para outras atividades e acelerando a oferta das informações para uso dos órgãos de segurança pública.

 
Esta inovação faz com que o registro de ocorrência, o acesso às informações sobre pessoas e veículos, e a gestão do atendimento de emergência estejam incorporados em uma única solução mobile, facilitando e potencializando o trabalho do policial militar na rua. Além do PMSC Mobile, o projeto contempla o desenvolvimento de outro aplicativo destinado aos gestores e supervisores, com a finalidade de permitir o acompanhamento das ocorrências e guarnições em tempo real, utilizando, também, dispositivos do tipo tablets e smartphones. Este aplicativo, denominado PMSC Gestão Operacional, com entrega prevista para o final do mês de abril, permitirá a visualização do que está acontecendo em tempo real e o recebimento de alertas automáticos sobre o trabalho dos policiais militares. O PMSC Gestão Operacional será utilizado pelos Comandantes de unidade, Oficiais PM Comandantes do Policiamento e Sargentos-Ronda. 
 
 
O projeto, em sua primeira etapa, inicia com o desenvolvimento de um piloto na sede do 12º BPM, no município de Balneário Camboriú, para validação do aplicativo e adequação ao uso. Neste piloto, todas as viaturas empregadas no atendimento de emergência receberam o Kit de Tecnologia Móvel e Embarcada e já estão trabalhando com o PMSC Mobile. A partir de agora, o Comando Geral da PMSC envidará esforços na captação de recursos para a aquisição de equipamentos e também estimulará as unidades que façam essa aquisição por meio de seus convênios de trânsito. 

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