segunda-feira, 13 de abril de 2015

Santa Catarina conta com mais 362 soldados da Polícia Militar para reforço no policiamento

Florianópolis (10.04.2015) - A Polícia Militar de Santa Catarina passa a contar com 362 novos soldados a partir desta sexta-feira, 10. A formatura, em Florianópolis, contou com a presença do governador Raimundo Colombo; secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba; Comandante geral da PM, Coronel Paulo Henrique Henn e autoridades. 


O curso de formação dos novos soldados foi realizado nos batalhões de Florianópolis, Lages, Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú. Teve duração de nove meses e foi orientado pela nova filosofia da Segurança Pública, voltado para a defesa do cidadão e da sociedade. A concepção de polícia em prol dos direitos humanos é estabelecida pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). Durante o curso, os soldados tiveram instrução, participaram de estágios, escalas de serviço e diversas operações no campo da segurança.


“Além do preparo físico, emocional e da técnica, a carreira militar exige doação, comprometimento e senso de justiça. O policial precisa ser a voz e a vez de quem não as têm e cumprir uma missão nobre, que é fazer com que a sociedade se reencontre nas coisas do bem”, salientou o governador.


Os novos soldados vão atuar em 11 regiões operacionais da Polícia Militar, em 56 municípios catarinenses. A lotação é definida seguindo critérios de quantidade do efetivo, população e número de incidência criminal.

 
Durante o ato, os formandos receberam o certificado de conclusão e o kit policial militar, conjunto de equipamentos de proteção individual formado por pistola calibre .40, munições, colete balístico, algema, espargidor de gás, bastão tonfa e cinto de guarnição completo. Desde 2011, todo policial militar formado na corporação recebe o kit de proteção individual, que o acompanhará por toda a carreira.


O secretário Cesar Augusto Grubba informou que de 2011 até agora já foram realizados 22 concursos públicos – nove na Polícia Militar, quatro na Polícia Civil, cinco no Corpo de Bombeiros Militar, três no Instituto Geral de Perícias e um no Detran. “Ainda esse ano, depois de concluídos os ajustes para o lançamento de mais um edital de concurso, deverão ingressar na corporação outros 658 soldados”, completou o secretário Grubba.
 

As inscrições para este concurso encerraram no dia 31 de março e 13.839 candidatos estão concorrendo. A prova escrita acontece no próximo dia 19 de abril.


O comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, destacou que paralelo à autoridade policial há valores de honestidade e correção que devem conduzir o trabalho dos militares. “O policial não é planejado como um robô, têm sentimentos que devem apontar sempre para a proteção coletiva, mas respeitando a individualidade de cada um”, disse o comandante ao dar boas vindas à nova turma.




Soldado morto em serviço por disparo acidental é homenageado como nome de turma

Todas as turmas que encerram o curso de formação escolhem um nome para identificar o grupo. Os formandos desta sexta-feira escolheram o cabo Leandro Rodrigo Niches. Natural de Florianópolis, Niches se formou como soldado da PM de Santa Catarina em setembro de 2006 e dois anos depois ingressou no Pelotão de Patrulhamento Tático do batalhão de São José. Ao longo da carreira foi reconhecido por atuar, com êxito, em diversas ocorrências relacionadas a roubo, tráfico de drogas e homicídio.


Em novembro de 2011, durante uma abordagem, ao se agachar, a arma que ele utilizava caiu do coldre e disparou acidentalmente contra ele. Niches não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo aos 26 anos. O pai e a irmã do soldado foram homenageados durante a formatura da turma.



Formandos comemoram conclusão do curso para ingresso na PM

O soldado recém formado, Felipe André Fernandes Dias, tem motivos de sobra para comemorar. Além da formatura, Dias concluiu o curso com a média 9,8 – a mais alta da turma e recebeu o certificado das mãos do governador Raimundo Colombo. “É uma satisfação em dose dupla. Estou muito feliz com o resultado e por ter conquistado o sonho de exercer a carreira militar”, comemora o soldado.


A colega de turma, Aline de Medeiros, também não escondeu a alegria por ter alcançado não só a conclusão do curso, mas a realização profissional. “Sou formada em arquitetura, mas sempre tive o sonho de ser policial militar. Agora não troco de profissão de jeito nenhum”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário