quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cerimônia marca prensagem de primeiro lote de veículos atrelados a processos judiciais



Florianópolis (27.11.2014) – Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, no Complexo Administrativo da SSP, em São José, a prensagem do primeiro lote de veículos apreendidos e que estavam atrelados a processos judiciais. O ato, bastante prestigiado, contou com a presença de diversas autoridades. Neste primeiro lote judicial foram prensados 74 veículos, sendo 33 carros e 41 motocicletas. A prensagem destes veículos foi feita pela empresa Gerdau e autorizada por força da Resolução do Conselho da Magistratura número 04, de 9 de junho de 2014.


Em seu discurso, o secretário adjunto da Segurança Pública, Coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes, que coordenou todo o projeto de leilão e prensagem, agradeceu a parceria com o Poder Judiciário e Ministério Público e destacou a importância do ato. “Este momento significa a materialização de um ardoroso trabalho que vem sendo desenvolvido pela SSP desde 2011”, frisou o oficial.
O coronel também fez um histórico do trabalho da Comissão, desde o início da sua reestruturação, em 2011, e exaltou o “trabalho sério, feito por uma equipe pequena,  porém obstinada,  e com grande senso de responsabilidade pública”, frisou.


Destacou que de 2011 até 2014 a Comissão coordenou e realizou 89 leilões, chegando a 45.394 veículos comercializados o que rendeu uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 49.809.144,87.  Este valor é depositado numa conta indicada pelo Poder Judiciário para cobertura de eventuais deferimentos judiciais e de indenização.


Ao final da sua fala o secretário-adjunto agradeceu a todos os integrantes das Comissão e as pessoas que colaboraram para este momento. “São servidores e colaboradores que possibilitaram a mudança radical no cenário atual de pátios superlotados, a falta de controle e morosidade nas soluções deste problema que afeta a população em todos os estados do país”,


- Esperamos que os esforços despendidos até aqui, por todos aqueles que colaboraram para chegarmos a este momento, possibilitem a mudança radical no cenário atual de pátios superlotados, falta de controle e morosidade nas soluções deste problema que afeta a população em todos os estados do país”, frisou Menezes, que lembrou que o prensagem destes veículos permitirá de imediato a  abertura de mais 500 vagas e a retirada dos carros que estão recolhidos  em delegacias de polícia.


Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba; Vice-Corregedor Geral da Justiça, desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes; juíza-corregedora Maria Paula Kern; promotor de Justiça Onofre José Carvalho Agostini, Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público;  Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, Silvinei Vasquez; Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Valdemir Cabral,e seu sub-comandante, Coronel PM Paulo Henrique Henn; Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, e seu adjunto, Valério Alves de Brito;  diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP) perito Rodrigo Tasso; delegado Akira Sato, diretor da DEIC, e o perito André Farias, do IGP.  

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

SSP recebe em audiência comitiva de Pomerode

Florianópolis (26.11.2014) – O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, recebeu em audiência na tarde de quarta-feira, 26, comitiva da cidade de Pomerode, para tratar de assuntos como reforço no efetivo policial, instalação do pelotão de cavalaria e câmeras de vídeomonitoramento e melhorias na delegacia de polícia do município.


Segundo o presidente da Associação Comercial Industrial de Pomerode (ACIP) , Ivan Luis Blumenschein de Almeida, o efetivo da Polícia Militar vem decaindo com os anos, “a despeito do crescimento populacional, a cidade que já chegou a contar com 26 policiais, hoje conta com apenas 18”, afirma.


O secretário Grubba esclareceu que o aumento do efetivo da PM só será viabilizado no mês de março de 2015, com a inclusão de 365 PMs que estão em fase de conclusão do curso de formação policial. E lembrou que o governador Raimundo Colombo já autorizou esta semana a abertura de concurso para preenchimento de 500 vagas.


Com relação à instalação das das câmeras de vídeomonitoramento, o Secretário Grubba, ressaltou que as empresas participantes do processo licitatório para os links de transmissão, inconformadas com o resultado, optaram por judicializar a questão. “Essa licitação dos links não foi realizada pela SSP, e sim pela Secretaria da Administração, e está bloqueada por uma decisão judicial. É isso que está impedindo executar e finalizar o projeto. A secretaria da Administração está finalizando novo pregão” explicou o secretário.
 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quatro servidores da SSP agraciados com a medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli

Florianópolis- 25.11.2014 – A Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, que é dada todos os anos aos profissionais do Executivo estadual que se destacaram no trabalho, foi entregue nesta terça-feira, 25, a 71 servidores públicos do Estado. A cerimônia será no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis e marca a 15ª Semana do Servidor Público. 
 
Na estrutura da Secretaria da Segurança Pública foram agraciados quatro servidores. São eles: Reginete Panceri (SSP), Paulo César Padilha (Polícia Militar), Juarez Ferreira (Instituto Geral de Perícias), e Ana Rosa Maria Ribas da Costa (Polícia Civil). Há quinze anos o governo do Estado reconhece o trabalho dos funcionários que se destacam em cada pasta da administração pública.

Formada em Economia pela UFSC, com mestrado na área de engenharia e gestão do conhecimento, Reginete, ou Regia como prefere ser chamada, é funcionária concursada da secretaria da Fazenda e tem vasta experiência na administração pública. Há quatro anos esta na SSP, onde exerce a função de diretora de Planejamento e Avaliações. Já coordenou o projeto Jica- em convênio com o governo Japonês para reestruturação e prevenção de desastres naturais, além de já ter atuado na secretaria de Defesa Civil e na secretaria de Estado de Planejamento.

À frente da diretoria da SSP, Regia coordena importantes projetos relacionados à administração de recursos provenientes de convênios federais, como o Pacto pela Segurança, além de reestruturação, manutenção e melhorias para as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias e Detran.

 A condecoração Alice Guilhon Gonzaga Petrelli foi instituída pelos Decretos nº 333 de 29/06/99 e nº 2.733 de 03/08/01.
O sentimento de gratidão ao trabalho prestado aos cidadãos catarinenses também foi citado pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira. “Essa é uma homenagem a quem faz além do seu trabalho, que se dedica para fazer uma Santa Catarina melhor e maior”, disse Pinho Moreira.

A Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli leva o nome da primeira servidora pública mulher do Estado. Alice foi nomeada em 1928, na Secretaria da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura.

A Medalha é dada desde 1999. O servidor agraciado é escolhido por uma comissão criada em cada órgão e que segue diretrizes para a seleção. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Administração, por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Governo do Estado promove mais 166 oficiais e praças da Polícia Militar

Florianópolis (25.11.2014) - O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira participaram nesta terça-feira, 25, da solenidade de promoção de oficiais e praças da Polícia Militar de Santa Catarina, no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis. Também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Valdemir Cabral, e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.

“A promoção é a forma de reconhecimento do mérito de cada um dos nossos policiais militares, que, na dedicação,  empenho e desempenho, têm o compromisso de proteger as pessoas, as instituições e o Estado. Hoje, realizamos esse reconhecimento e damos os parabéns para todos os promovidos”, disse o governador.

Foram promovidos, em todo o Estado, 34 oficias e 132 praças. Nos últimos quatro anos, de janeiro de 2011 a novembro de 2014, esse número chegou a 7.925 policiais militares, sendo 772 oficiais e 7.153 praças. No quadro de praças, grande parte das promoções ocorreram neste ano, quando cabos e soldados ascenderam às graduações de cabo e sargento, em razão da mudança do plano de carreira.

O comandante-geral explicou que, agora, a promoção é imediata à graduação de cabo, com 12 anos de serviço, e a de 3º sargento, com 20 anos de serviço. “São 300 vagas anuais, para o curso de formação de cabos, na modalidade à distância, e 180 vagas para o curso de formação de sargentos, previsto para os próximos anos”.

Cabral destacou ainda as conquistas alcançadas, desde a aquisição de novos equipamentos e viaturas até o número inédito de 3,5 mil novos policiais na corporação do Estado.

Na oportunidade, foi descerrada a placa com o marco histórico do número de promoções ocorridas nos últimos quatro anos. A placa será fixada no Centro de Ensino da Polícia Militar. O governador, o vice e o secretário da Segurança Pública receberam, do Comando Geral da PM, uma homenagem pela colaboração no engrandecimento da instituição nos últimos anos.

O evento também contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o secretário adjunto da SSP, Coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes; o subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Marcos Oliveira, o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Avila, o diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso, e o chefe de Estado Maior-Geral, coronel João Ricardo Busi da Silva, além de demais oficiais, praças e familiares.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SSP faz reunião preparatória para a Operação Veraneio 2014/2015

Florianópolis (24.11.2014) – O secretário adjunto da Segurança Pública, Coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes, acompanhado do Diretor de Integração da SSP, delegado de polícia César Amorim Krieger, coordenou na tarde desta segunda-feira, 24, reunião preparatória da Operação Veraneio 2014/2015 – OV. O encontro serviu para definir a atuação das Instituições que irão participar da cerimônia de abertura programada para às 10 horas, do próximo dia 4 de dezembro, na Avenida Beira Mar do Estreito.

A SSP projeta um investimento superior a R$ 20 milhões, recursos que serão usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o litoral, da contratação dos guardas vidas civis e a etapa alimentação. Nesta temporada serão empregados 10 mil profissionais da segurança pública. A OV será concluída em março de 2015. 

A OV inicia com ações que abrangem mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho divididos em 155 praias e balneários de 34 municípios do Estado. Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizará um efetivo de 1,2 mil guarda-vidas civis e 400 guarda-vidas militares, espalhados em mais de 280 postos de observação no Litoral e no Interior. Neste ano, a novidade fica por conta da implantação do serviço no município de Itapiranga, no Extremo-Oeste, e da capacitação do guarda-vidas para orientação ao turista.


Considerada a maior ação programada da Segurança Pública,, a OV consiste no planejamento e execução de serviços de atendimento aos catarinenses e aos turistas que nos visitam na alta temporada.


No ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar realizou cerca de 200 salvamentos com recuperação (banhistas que sobreviveram). Desse total, 188 foram em praias. Quase cinco mil banhistas foram levados pela correnteza em rio ou mar e resgatados por guarda-vidas. Na prevenção contra afogamento, cerca de 3,5 milhões de pessoas foram abordadas na situação de risco.


Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Guarda Municipal de Florianópolis, Marinha do Brasil, Infraero e Departamento de Polícia Federal.

Governador autoriza a realização de um novo concurso para a Polícia Militar

Florianópolis (24.11.2014) - O governador Raimundo Colombo autorizou na manhã desta segunda-feira, 24, a realização de um novo concurso para o ingresso de mais 500 policiais militares em Santa Catarina. O anúncio foi feito durante audiência com secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, na Casa d'Agronômica, em Florianópolis.

O governador Raimundo Colombo informou que os novos soldados atenderão diferentes regiões do Estado e destacou a importância do policial militar na sociedade. “Este concurso para a contratação de novos profissionais significa mais proteção e mais segurança para todos os catarinenses, atendendo uma demanda importante da população”. Colombo lembrou, ainda, que em paralelo ao reforço do efetivo, o Governo do Estado está investindo fortemente em equipamentos e tecnologia para os órgãos de segurança.

O edital do concurso será lançado ainda em 2014, e a seleção deve acontecer no início do próximo ano. “Depois do resultado, os aprovados terão 10 meses de formação. Queremos que, em 2015, os novos policiais já estejam nas ruas, fazendo o policiamento ostensivo e preventivo”, explicou Grubba.

Entre junho e julho deste ano,  a Polícia Militar realizou dois atos de formatura que, juntos, somaram um reforço de 1.054 novos soldados atuando no Estado, entre homens e mulheres. Com isso, o atual efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina passa para cerca de 11.500  policiais.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ceará sedia 56ª reunião ordinária do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública

Florianópolis (21.11.2014)O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participou na noite desta quinta-feira, 20, da solenidade de abertura da LVI (56ª) reunião ordinária do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública – Consesp. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, e teve a presença do governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque.


O encontro reúne secretários estaduais da segurança para avaliação das ações localizadas em 2014 e planejamento para 2015. “Segurança é uma área que envolve grandes desafios para o Brasil todo, e que só se resolve se todos os poderes estivem envolvidos nas causas. Hoje é um espaço para se discutir e avaliar as boas experiências no Ceará e em todos os estados e trocarmos ideias para o próximo ano”, destacou o Governador em exercício.

De acordo com o secretário da Segurança do Ceará, Servilho Paiva, anfitrião do encontro, essa é a primeira vez que o Estado sedia a Consesp. O evento contou também com a presença da Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (MJ), Regina Miki, que na ocasião destacou a importância a abertura do poder executivo para discutir ações na área, como a efetiva participação do gestor no evento. “A vontade política do chefe do executivo é muito importante. E cada um aqui tem diferencial para dizer de suas experiências. Sabemos que a política de um Estado, de um município, não pode ser reproduzida em outra localidade, mas a metodologia pode ser padrão”, ressaltou a Secretária.


Presente no evento, o governador eleito, Camilo Santana, destacou a relevância que tem as discussões para a área e reforçou seu compromisso em priorizar a segurança pública ao longo da sua gestão. “Segurança é um tema que tem pautado a agenda dos Estados e essa foi a principal pauta das eleições este ano. Isso demonstra os desafios que essa área nos coloca. Trocar experiências, avaliar as políticas públicas e unir esforços para discutir rumos da segurança pública nos estados é muito importante. Essa é uma área que exigirá de nós nossa atenção e aprofundamento das discussões para garantir a tranqüilidade à população nessa área”, finalizou Camilo Santana.


O Consesp prossegue durante toda esta sexta-feira, 21,  com debates de projetos futuros, a estratégia integrada de segurança entre os estados e a forma de atuação do grupo, através do trabalho das câmaras temáticas.

Leilão em Mafra tem grande participação de mulheres

Florianópolis (21.11.2014) - A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC realizou nesta terça-feira, 18, em Mafra, o 32º leilão do ano, onde foram vendidos veículos apreendidos e retirados de circulação nos municípios de Mafra (346), Canoinhas (227), Porto União (108), Matos Costa (12) e Irineópolis (21). 

O último leilão realizado na região foi há quatro anos. Esse foi um dos motivos da grande procura durante a visitação dos veículos nos pátios e da disputa por cada um dos 714 lotes vendidos no leilão, o que garantiu uma arrecadação de R$ 582.450,00.

Cerca de 400 pessoas compareceram ao evento, que foi comandado pelo leiloeiro César Luís Moresco. O que chamou atenção nesta edição foi a disputa dos lotes por mulheres.

A dona de casa Carla Mendes, veio do município de Rio Negro/PR com o marido e o bebê para realizar o sonho de trocar o carro da família por um mais novo. “Viemos curiosos para ver como era um leilão e na esperança de comprar um carro mais novo com um preço menor. De outra forma não conseguiria. Deu certo”, frisou Carla.

Quem também ficou bastante satisfeito com o resultado do leilão foi o proprietário do pátio de Mafra, Renaldo Mayer. Ele disse que considera esse o primeiro certame, pois o realizado em 2010 tinham poucos veículos e o sistema era diferente. “Após contatos com a atual Comissão de Leilão, procurei a prefeitura e efetuamos todos os trâmites legais para que o leilão fosse possível. Hoje estamos colhendo os frutos do nosso trabalho e muito felizes com o resultado”, ressaltou o empresário.

Este ano os leilões contemplaram 87 municípios, com a venda de 21.444 veículos, dentre sucatas e circuláveis, o que garantiu uma arrecadação total de R$ 21.459.730,77.

Os valores arrecadados servirão para quitar débitos que os veículos apreendidos possuíam com o estado (licenciamento, IPVA e multas); com o município (multas); bem como com os pátios permissionários das prefeituras onde os veículos estavam depositados.

Os próximos serão realizados em Fraiburgo (25/11) e Itajaí (04/12). As fotos dos veículos integrantes dos certames podem ser visualizadas no site do Detran/SC, www.detran.sc.gov.br, em Leilão – Projeção de Leilões.


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SSP participa em Fortaleza de reunião do CONSESP – Colégio Nacional de Secretários da Segurança Pública



Florianópolis (20.11.2014) – O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participa a partir desta quinta-feira, 20, da LVI (56ª)  reunião ordinária do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública – CONSESP, que acontece em Fortaleza, Ceará. A abertura oficial acontece à noite, em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará, e se estende até sexta-feira, 21. O encontro tem como pauta a avaliação dos trabalhos no ano de 2014 e o planejamento para 2015.


O evento que tem como anfitrião o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Servilho Paiva, e é coordenado pelo presidente do colegiado, secretário Alexandre Bustamante dos Santos (SSP-MT), debaterá projetos futuros, a estratégia integrada de segurança entre os estados e a forma de atuação do grupo, através do trabalho das câmaras temáticas. A reunião contará, também, com a participação da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

SSP e Celesc assinam termo de cooperação para troca de informações



Florianópolis (18.11.2014) – A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) com o objetivo de implementar mecanismos de integração dos sistemas informatizados das duas Instituições. Pelo Termo a SSP terá acesso ao cadastro de consumidores da Celesc e, em contrapartida, a estatal poderá acessar a relação de óbitos, disponibilizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, dentro do Sistema Integrado de Segurança Pública, o SISP.

Na prática, o Termo visa à plena integração entre os dois órgãos permitindo uma troca de informações confiável e eficiente para uso dos agentes públicos. Já a Celesc terá economia com a aplicação da medida, pois o acesso ao registro de óbitos garantirá o corte de energia usada indevidamente após o falecimento do consumidor.

- O objetivo principal é transformar o SISP num portal de acesso à informação e de atividades de segurança pública, o que estamos efetivando com a realização de outras cooperações com diversos órgãos (PF, PRF, Casan, Junta Comercial, Ministério Público, e outros, como a ampliação com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas”, destacou o secretário César Augusto Grubba.

Participaram da assinatura do Termo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert; Diretor Comercial da Celesc, Eduardo Cesconeto de Souza; Diretora de Planejamento e Avaliação da SSP, Reginete Panceri, e o  Major PM Junio José de oliveira, Gerente de Operações da Diretoria de Inteligência e Informação (DINI)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Balneário Camboriú recebe mais um leilão de veículos e sucatas

Florianópolis (12.11.2014) - A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC realizou nesta terça-feira, 11, no Centro Comunitário Casa da Sogra, em Balneário Camboriú, o 31º leilão do ano, onde foram vendidos veículos apreendidos e retirados de circulação nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Gaspar, Porto Belo e Itapema. Cerca de 350 pessoas compareceram ao evento, que foi comandado pelo leiloeiro Jefferson Zampieri. Os participantes arremataram 792 lotes, sendo 168 para circular e 624 sucatas, o que garantiu uma arrecadação de R$ 694.400,00.

Halisson Gonçalves, gerente do pátio de Balneário Camboriú e Camboriú disse que o resultado superou as expectativas, tanto pelo número de participantes do leilão, quanto pelos valores que os lotes foram arrematados. 

Inicialmente foram vendidos os lotes para circular, aqueles referentes aos veículos que têm direito à documentação, transferência e podem voltar às vias públicas. Na seqüência foram leiloadas as sucatas de carros e motos, aquelas sem direito à documentação, que são entregues “baixadas”, para uso exclusivo de revendedores de peças, e que são vendidas somente para empresas cadastradas no dia do leilão.

Os valores arrecadados servirão para quitar débitos que os veículos apreendidos possuíam com o estado (licenciamento, IPVA e multas); com o município (multas); bem como com os pátios permissionários das prefeituras onde os veículos estavam depositados.

Os próximos serão realizados em Mafra (18/11), Fraiburgo (25/11) e Itajaí (04/12). As fotos dos veículos integrantes dos certames podem ser visualizadas no site do Detran/SC, www.detran.sc.gov.br, em Leilão – Projeção de Leilões.
 

Polícia Civil recebeu 31 viaturas e 155 computadores que serão distribuídos às DPCAMIs

Florianópolis (14.11.2014) - Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 12, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), a solenidade de entrega de 31 viaturas e 155 computadores que foram distribuídos entre as 31 delegacias especializadas no atendimento à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso do estado – as DPCAMIs
 
Tanto as viaturas quanto os computadores foram adquiridos por meio de convênios celebrados com a Senasp (Secretária Nacional de Segurança Pública), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. O investimento das viaturas – todas Fiat Pálio Weekend caracterizadas e com cela – foi de R$ 1.506.600,00 e dos computadores, de R$ 491.040,00. A proposta é o fortalecimento das DPCAMIs.
 
Em sua fala o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, destacou em números que a violência contra mulher apresenta dados alarmantes e que o trabalho de prevenção e repressão a este tipo de crime exige o reaparelhamento das unidades policiais.
 
- A violência contra a mulher não esta limitada a uma cultura específica. Mas é fruto de uma discriminação persistente, que se repete de geração a geração. Por isso há necessidade de fortalecer o trabalho das delegacias especializadas.

De acordo com o secretário, 43 mil mulheres foram mortas nos últimos 10 anos no Brasil, e a projeção indica que até 2050 serão assassinadas 330 mil mulheres. “A cada duas horas uma mulher é assassinada no país, e a cada dois minutos uma mulher é vítima de agressão. Precisamos mudar este cenário macabro”, disse Grubba.
 
Já o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, falou sobre os investimentos em materiais, equipamentos e capacitação do policial civil. “O compromisso constante de aperfeiçoamento é ratificado com mais esta entrega, visando dar um atendimento adequado à população e zelando pela segurança dos policiais civis”, frisou o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila.

 Ele aproveitou para fazer um balanço da sua gestão à frente da Delegacia Geral da Polícia Civil. Neste período foram entregues 797 viaturas por intermédio da SSP. Além disto, está sendo adquirido um caminhão baú, avaliado em R$ 300 mil para o Almoxarifado Geral da Polícia Civil, e um caminhão tanque avaliado em R$ 230 mil para abastecer o helicóptero SAER de Chapecó. Esta aeronave foi adquirida também nesta gestão no valor de R$ 4,5 milhões. O Delegado Geral também citou a compra de 3107 pistolas, 100 fuzis, 3 mil algemas e 3518 coletes balísticos.

Durante a solenidade o secretário César Augusto Grubba foi homenageado pela Polícia Civil com uma placa em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Instituição Policial. A condecoração foi entregue pelo Diretor de Polícia do Litoral, delegado de polícia Artur Nitz.
 
Também participaram da solenidade o secretário-Adjunto da SSP, Coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes; promotor de Justiça Onofre Carvalho Agostini, representante do MP no Conselho Deliberativo no Programa de Proteção as Testemunhas e Vítimas ameaçadas, o Provita; delegados e convidados.