terça-feira, 26 de novembro de 2013

Começa Simpósio de Segurança Pública de Fronteira em SC

Florianópolis (26.11.2013) – Nesta terça-feira, 26, iniciou o I Simpósio de Segurança Pública na Fronteira de Santa Catarina, promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp),  no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. O evento é aberto ao público e tem ênfase nas atividades de Segurança Pública na faixa de Fronteira de Santa Catarina.

O Simpósio Estadual pretende ampliar o debate sobre a segurança nas fronteiras e buscar uma maior integração entre os órgãos de segurança pública, como forma de fortalecer a prevenção, o controle e a repressão aos delitos transfronteiriços e dos delitos praticados na faixa de fronteira.

Pela manhã, serão ministradas duas palestras. A primeira temática será “Ações do Plano Estratégico e Fronteiras e a Estratégia Nacional de Fronteiras”, que teve como palestrante a Dra. Cristina Gross Villanova, do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Senasp. A segunda palestra, proferida pelo Comandante da 14.ª Brigada de Infantaria Motorizada, Gen. Fernando Sardemberg, foi “Ações Exército Brasileiro no Arco Sul da Fronteira do Brasil e sua interoperabilidade com os OSP Estaduais”.

Posteriormente, foi realizada uma mesa redonda, mediada pelo Major PM Luciano Walfredo Pinho, interlocutor Estadual da Enafron/SC. Entre os debatedores estavam representantes dos órgãos de segurança, como o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Cel. Nazareno Marcineiro; o Coordenador da Enafron/Senasp, Cap. PMGO Alex Jorge das Neves; além de um representante da Polícia Federal, da Receita Federal do Brasil e outro da Argentina.

No período vespertino, mais duas palestras: “Investimentos Estratégicos: Pacto pela Segurança e Enafron – ações integradas” e “Diagnósticos e percepções preliminares da Pesquisa sobre Segurança Pública nas regiões de Fronteiras do Brasil”. A primeira palestra foi realizada pela Diretora de Planejamento e Avaliação da SSP/SC, Reginete Panceri; e pelo Coordenador do Programa Bem-Te-Vi em SC, Cel. PM Vânio Luis Dalmarco; enquanto que a segunda, foi comandada por vários professores com pesquisas dentro da área de fronteiras. Após cada palestra, teve uma mesa redonda.

Na terça e quarta-feira, 27 e 28, nas cidades de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, respectivamente, terá início o IX Encontro Técnico da Enafron em Santa Catarina, sob coordenação da Senasp/Ministério da Justiça. Este evento fechado aos representantes de Brasília, e órgãos da segurança pública dos 11 estados de fronteira do País.

No dia 28, a programação oficial prevê visitas técnicas com missão de reconhecimento à realidade fronteiriça. As autoridades irão visitar a delegacia de polícia da Comarca, quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e a Aduana Brasileira. Também participarão de palestra com a Polícia Federal e no quartel do Esquadrão 12 da Gendarmería Nacional Argentina, na cidade de Bernardo Yrigoyen, na Argentina.Os eventos encerram-se no dia 29 de novembro.

Enafron em Santa Catarina
Santa Catarina possui 246 Km de fronteira com a Argentina, possuindo 82 municípios na faixa de fronteira, sendo 10 deles na linha de fronteira. Sua população é superior a 800 mil habitantes.

O Estado mantém seis convênios com a Senasp. Esta parceria garante recursos que somados chegam a R$ 32 milhões em recursos federais. “Esses valores são usados em benefício direto às unidades da Polícia Militar, delegacias da Polícia Civil e núcleos do Instituto Geral de Perícias situadas em faixa de fronteira”, explica o secretário César Grubba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário