quarta-feira, 17 de junho de 2015

Santa Catarina apresenta os menores indicadores criminais de violência contra jovens e negros




fotos 004 tratada 1



Florianópolis (16.06.2015) - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Contra Jovens Negros e Pobres realizou na tarde desta terça-feira, (16), audiência pública com as autoridades da área da Segurança Pública de Santa Catarina.

Santa Catarina foi convidada em razão de figurar entre os 6 estados da federação com os menores indicadores criminais no que tange a violência contra jovens e negros. O secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participou do evento na companhia do Comandante geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm, Delegado geral da Polícia Civil, delegado de polícia Artur Nitz, e o Defensor Público, Ivan Ranzolin.

Números

Santa Catarina conta com uma população total de SC é de 6,2 milhões de habitantes. Desse total, 1,6 milhões são pessoas são jovens (15 a 29 anos) e dentro do universo de pessoas jovens, 282 mil são jovens-negros.

O estado contabiliza 282 mil jovens negros em sua população. As pessoas jovens (de 15 a 29 anos) representam 26,6% da população total. Dentro da população de jovens, os jovens-negros representam 16,9%.



fotoos 005 tratada 2



Considerando os três códigos de violência intencional analisados:
- homicídio
- latrocínio
- morte em confronto policial.


Os números de SC são os seguintes:

- de 2011 a 2015 (até 17 Junho)) ocorreram 3.874 mortes de pessoas de todas as idades, considerando homicídios+latrocínios+mortes em confronto policial.
- se fizermos um recorte somente para vítimas-jovens (15 a 29 anos) são 1.824 casos (47,8%).
- se fizermos um recorte somente de vítimas jovens-negros são 290 casos (7,5%).


Especificamente nos casos de confronto policial:
- de 2011 a 2015 foram 306 mortes decorrentes de confronto policial (pessoas de todas as idades, confronto com PM e PC somados);
- desse total de 306 mortes, 62 indivíduos eram jovens (20,2%); e 7 indivíduos eram jovens-negros (2,2%).


No caso de somente vítimas jovens-negros:
- 68,3% dos crimes ocorreram em via pública;
- 70,3% dos crimes foram praticados com arma de fogo;
- 45% dos crimes tiveram como motivação desavenças pessoais;
- 92,4 dos crimes foram praticados contra pessoa do sexo masculino;
- 78,6% das vítimas já possuíam antecedentes criminais;


Com relação ao esclarecimento dos crimes dos 290 casos de vítimas jovens-negros, 70% já está com investigação concluída e autoria identificada;
- 30% dos crimes permanecem em investigação;
- todos os 290 casos têm procedimento policial investigatório instaurado;



fotos 006 tratada 3


Em SC a taxa de resolução de crimes violentos praticados contra jovens-negros (em média 72,1%) é maior do que a taxa para vítimas de outras raças (em média 68,7%).

Em sua fala o secretário destacou o trabalho das forças de segurança e explicou que os números de violência de jovens negros e pobres em Santa Catarina são baixos porque em geral a violência letal no estado também é baixa. “Segundo o Mapa da Violência de 2014, Santa Catarina é um dos seis estados com menores índices de mortalidade de jovens”, disse Grubba.

Já o Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, explicou como o uso da tecnologia tem possibilitado ao estado estar entre os menos violentos. "Hoje, a ferramenta, que é a nossa tecnologia, ela vem ao encontro de uma melhor segurança. Ela torna o policial mais ágil, melhora a nossa informação e vem dando resultado justamente porque é uma ferramenta que cada vez mais evolui", disse Hemm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário