quinta-feira, 8 de maio de 2014

SSP aposta em tecnologia para prevenir e elucidar crimes em Santa Catarina

Florianópolis- (08/05/2014) Cada vez mais as corporações policiais de todo o mundo tem se valido de artefatos tecnológicos para elucidarem crimes de difícil resolução. Em Santa Catarina não é diferente. Com investimento pesado de ordem de R$ 30 milhões na implantação de circuitos de videomonitoramento em cidades pólo e em pontos considerados estratégicos, a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina vem apostando na utilização das imagens das câmeras como auxiliares na elucidação e na prevenção de crimes.


Sob este aspecto, as câmeras de videomonitoramento tem sido cada vez mais eficazes na instrução do procedimento penal, se configurando como provas materiais que contribuem sobremaneira na identificação e, até mesmo, na localização dos suspeitos.


Foi o que aconteceu, por exemplo, no caso da mulher morta e esquartejada na semana passada em Joinville, em que o delegado responsável pelo caso somente conseguiu identificar o suspeito ao analisar as câmeras de uma casa noturna e constatar que vítima e suspeito deixaram o local juntos. A partir daí, foi possível traçar uma linha investigatória e chegar à autoria do crime.

O caso de Joinville é apenais mais um, de tantos outros que foram elucidados graças ao emprego de tecnologia e, em especial, das câmeras de videomonitoramento eletrônico. Sob o aspecto preventivo, as câmeras atuam inibindo os criminosos, pois facilitam a intervenção da polícia no momento ou logo após a ocorrência do crime.




De acordo com o Cel. PM. Vanio Dalmarco, responsável pelo programa de videomonitoramento urbano Bem-Te-Vi da Secretaria de Segurança Pública, atualmente, Santa Catarina já tem uma cobertura de 51 municípios que contam com sistema de câmeras em pontos considerados estratégicos para as polícias. Agora, os esforços estão direcionados para a ampliação do sistema em mais 2.000 câmeras, que serão implantadas em 100 novas cidades nos próximos 18 meses, contemplando inclusive, a modernização do atual sistema usado em Joinville.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário