sexta-feira, 28 de março de 2014

SSP oficializa entrega de equipamento ao IGP

Florianópolis (28.3.2014) – O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, e o diretor-geral do IGP, perito criminal Rodrigo Tasso, entregaram na tarde desta quinta-feira, 27, mais um equipamento ao Instituto Geral de Perícias (IGP). Através do convênio do Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público, foi adquirido um aparelho denominado “Arco em C”, que será utilizado pelos profissionais do Instituto Médico Legal (IML). O valor investido foi de aproximadamente R$ 170 mil reais.

Para melhor entender o “Arco em C”, também conhecido por intensificador de imagem portátil ou arco cirúrgico, é um equipamento de radiologia portátil que funciona como fonte de raios-X. Este aparelho é posicionado sobre os pacientes de modo a adquirir a imagem radiológica permitindo a identificação e o posicionamento de corpos estranhos tais como projéteis, próteses, fragmentos de armas brancas, entre outros. Possibilita, ainda, uma melhor percepção da dimensão de profundidade e uma visualização mais precisa e nítida, o que favorece aos procedimentos no âmbito da medicina legal.

No ato de entrega, o secretário César Augusto Grubba destacou a importância nos investimentos realizados pelo Governo do Estado na área pericial. “Além de capacitar os servidores da Segurança Pública, é importante investir e dar condições para o desenvolvimento de um trabalho de alta qualidade”, afirmou. Grubba salientou que Santa Catarina destaca-se no âmbito nacional, tanto nos conhecimentos técnicos e científicos como também no aparelhamento pericial.

Na seqüência, a comitiva da Segurança Pública visitou os Institutos de Análises Forenses (IAF) e de Criminalística (IC), verificando as atividades desenvolvidas pelos servidores que, com a utilização dos equipamentos recentemente adquiridos, aprimoram a elaboração dos laudos periciais.

Também estavam presentes, o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Avila; o assessor da SSP, Márcio Fortkamp; o diretor da Academia de Perícia (ACAPE), Miguel Acir Colzani; os diretores André de Farias (DIAF), Sidnéia Mansanari (IC), Murilo de Souza (IAF), José Augusto Koerich (II), e os gerentes Marcos Aurélio Lima (IML) e Alexandre Castro (IAF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário