segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Agentes bilíngües já atuam nas bases operacionais móveis

Florianópolis (09.01.2012) – Começou a funcionar na manhã de hoje (9) as bases operacionais móveis da Polícia Militar com a presença de agentes temporários bilíngües. São 14 bases instaladas no litoral e que servem de referência para que o cidadão e o turista busquem informações, além de auxiliar os policiais na tradução das conversas com turista argentinos. Cada uma das bases terá a presença de dois policiais militares e um agente temporário que domine os idiomas inglês e espanhol, mais suporte de motos e bicicletas. Foram contratados e capacitados 40 agentes bilínguës para atuar nessas bases.


Nesta manhã os secretários César Augusto Grubba, da Segurança Pública, e César Souza Júnior, de Cultura, Esporte Turismo, prestigiaram o lançamento do novo serviço. Na opinião de Grubba, o sistema, além de facilitar a comunicação do policial com o turista, garantirá uma maior integração das áreas de Segurança Pública e Turismo. já que os agentes bilingües estão orientados a prestar todo o tipo de informação turística. “Este novo serviço é uma demonstração de que precisamos manter e reforçar ainda mais esta parceria com a área de turismo. É um projeto inédito e que certamente será ampliado nas próximas temporadas”, explicou o secretário.

O secretário César Souza Júnior tem a mesma opinião. Ele destacou que o programa Forçatur, que destinou R$ 7,5 milhões aos órgãos de segurança, trabalha com o conceito de que Florianópolis e outros balneários “só serão bons destinos turísticos se forem bons lugares para quem vive neles”, disse Souza Júnior.


Agente bilíngüe aposta no novo serviço - Um dos mais entusiasmados com o novo serviço era a estudante Nataska de Souza, 23 anos, contratada para atuar como agente bilíngüe na base operacional instalada na Avenida Beira Mar Norte. Ela aposta nessa oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Segundo Nataska, além de auxiliar a PM no atendimento às ocorrências que envolvam estrangeiros os agentes foram orientados a entregar folders com informações tursíticas. “Hoje a maior demanda de quem nos procura é por busca de informações sobre deslocamento de ônibus, pontos e horários, para praias”, explicou Nataska. A agente bilingüe trabalha na escala de 12 por 36 e receberá por mês salário de R$ 1,3mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário