quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SSP mobiliza forças para traçar estratégias de intensificação da segurança no Oeste

Florianópolis (19.02.2014) - Uma reunião na manhã de hoje, 19, no gabinete do Secretário Cesar Augusto Grubba, na Capital, reuniu dirigentes das polícias Civil e Militar, além da Polícia Rodoviária Federal, com objetivo de definir estratégias de enfrentamento e repressão à criminalidade na região Oeste do estado, em especial em Chapecó, cidade polo regional.


De acordo com o secretário César Augusto Grubba, o encontro veio em resposta ao pedido de representantes políticos e comunitários de Chapecó, que apontam um pico nos registros de homicídios e roubos em residências, naquela cidade, dados especialmente em virtude da explosão demográfica e industrial vivenciada ultimamente pela região.  “É preciso agir rápido e enfrentarmos estratégica e pontualmente estes índices negativos nos crimes contra a vida e contra o patrimônio, para evitarmos problemas futuros e continuarmos garantindo segurança para a população. Este trabalho deve ser feito a três mãos: com as forças da segurança pública, com a comunidade e com a imprensa“, disse o secretário.


Durante a reunião, Grubba, lançou uma coletiva de imprensa com os dirigentes da segurança pública em Chapecó.  Será nesta quinta-feira, às 10h na Câmara Temática de Fronteira e Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira, sediado na DRP de Chapecó: Rua Uruguai 39D. Centro.


Além do Delegado Regional de Chapecó, Ronaldo Neckel Moretto e da Diretora de Polícia de Fronteira, Tatiana Klein Samuel, também e estarão presentes para atendimento à imprensa: os Comandantes da 4ª RPM- Coronel Edivar Bedin , e do 2º. BPM, Tenente Coronel Osvaldir Kasburg. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Chapecó, Ivo Silveira, também será convidado. Em alusão ao estrangulamento rápido das ações criminosas, a operação em Chapecó foi batizada de Torniquete e será oficialmente lançada amanhã na cidade.


Para a Diretora de Polícia de Fronteira, Delegada Tatiana Klein Samuel, com relação aos crimes de roubo, o que chama atenção é o número de adolescentes envolvidos. “ Em muitos casos, os menores já não são mais a mão de obra para o crime, eles são os mentores das ações criminosas”, explica a delegada. Já com relação aos homicídios, a principal motivação está relacionada ao tráfico de drogas ou acerto de contas por rixas entre criminosos. “Para se ter uma ideia, de todos os autores de homicídios já identificados pela polícia, 71,7% deles já possuem passagem criminal. E das vítimas, 50,5% também já somam passagens pela polícia.” Dado retirado pelo núcleo de estatística.


Durante os trabalhos, o Delegado Geral de Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, apresentaram as estratégias e os focos de atuação de cada efetivo policial, na região de Chapecó. E, apesar de atuarem em diferentes frentes de combate e prevenção à criminalidade, os trabalhos das polícias serão integrados.

Posse de novos Delegados

Grubba também enfatizou o reforço na segurança do interior do Estado com a criação da diretoria de polícia de fronteira, que vai congregar as ações feitas em parceria com o governo federal, através do programa Enafron- Estratégia Nacional de Fronteiras, e das polícias locais, que bem conhecem a realidade da região.

Por isso, o encontro desta manhã também serviu para a assinatura dos termos de posse da nova Diretoria de Polícia de Fronteira, e da Delegacia Regional de Chapecó.  Como titular da nova Diretoria de Polícia de Fronteira, assumiu a  Delegada Tatiana Klein Samuel. Com isso, o Delegado Ronaldo Neckel Moretto passa a ser o atual Delegado Regional de Polícia de Chapecó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário