quarta-feira, 18 de abril de 2012

Profissionais que se destacaram na Operação Veraneio 2011/2012 são homenageados


Florianópolis (18.04.2012) – Trinta e cinco profissionais da Segurança Pública, entre policiais militares, civis, e bombeiros militares, foram homenageados na tarde de hoje (18), por terem se destacado durante a Operação Veraneio 2011/2012. O secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, destacou a parceria com a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, através dos programas Forçatur e Salvatur, que permitiu investimentos nas áreas de pessoal, equipamentos e tecnologia e a garantia de uma temporada com segura. 



A Operação Veraneio, de acordo com Grubba, apresentou números favoráveis como redução de 32% no número de ocorrências registradas e atendidas no comparativo com o ano anterior. Os programas Forçatur e Salvatur disponibilizaram recursos no valor de R$ 17,4 milhões, aplicados em melhorias nas polícias Militar, Civil e no Corpo de Bombeiros Militar. 

Grubba antecipou que o Forçatur 2 irá contemplar a Polícia Civil com a construção de um moderno complexo de segurança no Norte da Ilha onde funcionará a DP de Atendimento ao Turista, a Central de Plantão Policial do Norte da Ilha e uma nova 7ª DP de Canasvieiras. “Iremos ampliar estas propostas para o próximo ano, pois os resultados foram animadores”, destacou o secretário. 

Além do reconhecimento, os homenageados receberam um certificado de destaque profissional e  vouchers-prêmios que darão direito a dois pernoites em apto duplo c/ café da manhã na rede hoteleira deste Estado. O projeto teve o apoio da seccional catarinense da Associação  Brasileira da Indústria de Hotéis e Santur. Este é o segundo ano que é feita esta homenagem aos profissionais da Segurança Pública. Em, 2011 foram agraciados 25 policiais e bombeiros militares. A escolha dos homenageados obedece a critérios proporcionais de efetivo de cada uma das corporações participantes. 




Participaram da solenidade o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, José Natal Pereira; os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM José Luiz Manisk, e da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro, Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro Dávila, e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky

Fpolis, 18.04.20120
AI.SSP

Secretário ministra aula inaugural do Curso Superior de Polícia Militar

Florianópolis (18.04.2012) - Produzir conhecimentos relativos a gestão institucional e contribuir para a solução dos problemas vivenciados pela corporação. Com esta diretiva, iniciou-se na segunda-feira, em solenidade realizada no auditório do Centro de Ensino da PM, Florianópolis, o Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) – 2012.
Até o dia 31 de agosto, 25 oficiais – três deles oriundos das Polícias Militares do Paraná, Alagoas e Distrito Federal – passarão pelo aperfeiçoamento, que concede aos participantes o título de especialista lato sensu em Administração da Segurança Pública.




Além do comandante-geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, a aula inaugural, ministrada pelo secretário da Segurança Pública (SSP) César Augusto Grubba, contou com a presença do gerente da unidade do Norte da Ilha da UNISUL, professor Sílvio Prado, e do diretor de Instrução e Ensino da PM (DIE), coronel César Luiz Dalri.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Secretário Grubba dá posse ao novo diretor da DEIC

Florianópolis (16.04.2012) – Secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, deu posse na tarde de hoje (16) ao novo Diretor geral da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, DEIC, delegado Laurito Akira Sato. A cerimônia aconteceu no gabinete do secretário com a presença do Delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, diretores da Polícia Civil e representantes do Conselho Superior da Polícia Civil.
 Em seu discurso o secretário desejou sucesso na nova função e e enalteceu o trabalho feito pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais. “Nossa missão é fortalecer a estrutura da DEIC, jamais enfraquecê-la” disse Grubba. Ainda segundo o secretário, a sociedade estará atenta ao trabalho do novo diretor. Para o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, “Akira foi escolhido pelo seu perfil ético e profissional com que sempre atuou na instituição”.

 O novo diretor da DEIC agradeceu a confiança e prometeu dedicação integral. O novo diretor garantiu, ainda, que o trabalho de investigação da DEIC terá continuidade com ênfase ao combate ao crime organizado e prisão de quadrilhas de “caixeiros” que agem no Estado. Também confirmou que o combate ao narcotráfico será uma de suas prioridades no comando da DEIC.

Laurito Akira Sato é paulista e está na Polícia Civil de Santa Catarina desde 2006, onde ingressou após concurso para a carreira de Delegado de Polícia. Atuou durante nove anos como investigador do Grupo Garra do ABC em São Paulo. Em Santa Catarina coordenou a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) da Delegacia Especializada em Trânsito de Joinville. É instrutor de tiro e táticas policiais da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina e da Força Nacional de Segurança Pública. Em Brasília, desde o ano passado, coordenava as operações da Polícia Judiciária do Departamento da Força Nacional da Secretaria Nacional da Segurança Pública.


Foto: Bruna Andrett/SSP

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nota de esclarecimento: Gerente não será exonerado e Grubba aguarda relatório do Detran

Florianópolis (13.04.2012) – O secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba - ao contrário do que vem sendo divulgado na mídia impressa e eletrônica - reafirmou na tarde de hoje (13) que o servidor público Jorge Kloppel, Gerente do Complexo Administrativo da Secretaria da Segurança Pública (SSP), não foi exonerado conforme vem sendo repetidas vezes veiculada pela imprensa. Jorge Kloppel, oficialmente, está de férias até final de abril quando deve reassumir o seu cargo. “Não há nenhum ato de exoneração em desfavor do gerente e ele permanece no cargo”, afirmou Grubba. 

Foto: Bruna Andrett/SSP


Já sobre o Detran, o Secretário determinou ao Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito -, Vanderlei Rosso, tão logo tomou conhecimento da denúncia, que providencie e lhe encaminhe até o início da próxima semana relatório pormenorizado sobre a veracidade das notícias e imagens veiculadas no dia de hoje (13) onde aparece o ex-presidente da Comissão de Licitação de Leilão, tenente Coronel José Theodósio de Souza Júnior, fazendo uso de placas, aparentemente irregulares, num veículo particular adquirido, em outubro de 2010, em leilão público, pelo filho do oficial. A partir da análise deste documento o secretário irá anunciar as medidas para apuração do caso.

Fpolis, 13.04.2012
AI – SSP

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Técnicos da Senasp visitam SC para conhecer projetos da Segurança Pública




Florianópolis (11.04.2012) – Secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu na tarde de terça-feira (10),  a visita   de técnicos da secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que estão no Estado para aplicar pesquisa sobre índices de criminalidade, com destaque para os casos de homicídio doloso. Santa Catarina é referência nacional por possuir uma das mais baixas taxas de homicídio por grupo de 100 mil habitantes. 

Foto: Bruna Andrett/SSP


De acordo com o Núcleo de Geoprocesamento e Estatística, da Diretoria de Informação e Inteligência, Santa Catarina fechou 2011 com uma taxa de 12,08 homicídios por 100 mil habitantes. Os pesquisadores conheceram detalhes de projetos desenvolvidas pela SSP,  e aprovaram inciativas como a instalação dos Gabinetes de Gestão Integrada (GGI) e Municipais (GGI-M) que fortalecem a política de segurança pública e auxiliam na discussão e resolução dos problemas.

Em Santa Catarina, o Gabinete de Gestão Integrada foi criado por meio de decreto do executivo em 2005. Já os gabinetes municipais tem como objetivo organizar as atividades que levarão ao debate da segurança pública no âmbito do município. “Os gabinetes facilitam a articulação dos órgãos que trabalham com a segurança pública”, explica o secretário Grubba.

Os pesquisadores Gilson Pereira dos Santos, assessor de Planejamento e Projetos Especiais, e Marcelo Berdet, assessor de Gestão e Avaliação da Informação também serão recebidos pelo Comando Geral da PM, onde conhecerão e sala de situação e os recursos tecnológicos para desenvolvimento e execução de operações policiais especiais. Também está previsto visita DP Especializada de Homicídios da Capital, para conhecer a metodologia de trabalho daquela unidade polcial,. E ao Instituto Geral de Perícias (IGP). Na sexta-feira (13), último dia da visita , os técnicos da Senasp terão audiência com o promotor Onofre Agostini, do Centro Operacional Criminal do Ministério Público. 


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Nota Oficial

Foto: Bruna Andrett/SSP


NOTA OFICIAL



Tendo em vista o registro, nos últimos dias, de inúmeras reportagens de imprensa, bem como manifestações em redes sociais, em assunto intitulado “Caso Cláudio Monteiro”, a Secretaria de Segurança Pública presta os seguintes esclarecimentos:



Cronologia dos fatos:

  • Em 17/02/2011 o diretor da DEIC (Delegado Monteiro) assinou requerimento de diárias para 4 policiais civis (ele próprio e mais 3 agentes). Tratava-se de viagem de serviço para Campo Grande/MS, com saída prevista para o dia 21/2/2011 às 06:00h e retorno no dia 26/2/2011 às 00:30h.

  • Em 21/2/2011 foram assinados os cheques, nominais, entregues aos policiais e posteriormente descontados.

  • Em 21/2/2011 às 19:51h o Delegado Monteiro embarcou em vôo internacional para Miami/EUA. Retornou em 28/2/2011.

  • Em 28/2/2011 os agentes da DEIC integrantes da equipe da viagem ao Mato Grosso do Sul apresentaram os seus relatórios de prestação de contas, juntando notas fiscais de despesas de restaurantes nas cidades de Campo Grande/MS,  Dourados/MS e Perobal/PR.

  • Em 28/2/2011 o Delegado Monteiro também elaborou a sua prestação de contas, tendo igualmente juntado Notas Fiscais em seu nome obtidas nas mesmas cidades.

(Passado 1 ano...)

  • Em 21/3/2012 denúncia acompanhada de cópias de documentos chegou ao conhecimento do secretário de segurança pública. Determinou-se que o caso fosse apurado preliminarmente.

  • Em apuração preliminar, comprovou-se com a Polícia Federal as saídas e entradas do Delegado Monteiro, quando em viagem a Miami, no mesmo período da missão do DEIC.

  • Na mesma semana o Delegado Monteiro foi chamado a se explicar na SSP. Assumiu o erro e confirmou os fatos.

  • Em 27/3/2012 o Delegado Monteiro informou que iria devolver os valores das diárias (passados 1 ano e 1 mês após os fatos). Nesta data, já tinha conhecimento da investigação em curso.

  • Em 2/4/2012, confirmados os fatos, o secretário de segurança pública apresentou o resultado da averiguação preliminar ao Governador, tendo sido decidido pela exoneração do cargo de confiança e pelo encaminhamento de toda a documentação à corregedoria para o início formal dos procedimentos apuratórios.

  • O ato de exoneração foi assinado pelo governador, tendo sido encaminhado à Secretaria de Estado da Administração para publicação em Diário Oficial do Estado. Este ato está previsto para ser publicado na data de hoje, com circulação no dia de amanhã.

  • Aguardou-se pela publicação do ato para que fosse formalizada a substituição do cargo, fato já de conhecimento prévio do Delegado Monteiro.



Conseqüências:


  • O Delegado Monteiro será exonerado do cargo de confiança, porém permanecerá nas funções de delegado de polícia enquanto responde aos processos instaurados.

  • Os demais policiais integrantes da viagem ao Mato Grosso do Sul também serão investigados, em face da adulteração de documentos nas prestações de contas.

  • A política de enfrentamento ao crime em Santa Catarina não muda, porquanto trata-se de uma política de estado, que independe de personalismos.

  • O novo diretor da DEIC já foi escolhido. Trata-se do Delegado Laurito Akira Sato, que se encontrava prestando serviços à Força Nacional em Brasília. Assumirá as novas funções a partir de 16/4/2012.



Florianópolis, SC, em 9 de abril de 2012.




César Augusto Grubba
Secretário de Estado da Segurança Pública